Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008

 

POST do Blogue “ O Jumento” sugerido por Odete Pinto
 
Ao contrário do que sucede com os outros partidos, o PCP pouco investe nas campanhas eleitorais, lá coloca aqueles plásticos horríveis nos candeeiros, pinta umas paredes com a sigla da sua falsa coligação, faz uns comícios, produz os tempos de antena e pouco mais.
A verdadeira campanha eleitoral do PCP é feita muito antes, usando os sindicatos do costume e mais alguns envolvidos por alguma reforma lançada pelo governo.

Sem gastar um tostão, até porque os tempos estão difíceis para as contas da Soeiro Pereira Gomes, o PCP faz a campanha mais cara dos partidos portugueses, uma campanha que nesta legislatura já custou várias dezenas de milhões de euros.

Veja-se o exemplo do pessoal da limpeza da Câmara Municipal de Lisboa, que deverão ser dos trabalhadores de Lisboa que menos ganham, vão fazer uma greve de quatro dias, isso mesmo, quatro dias que com o feriado e o domingo dão uma semana. Para quê? Não é por causa das carreira, nem da avaliação, nem mesmo dos vencimentos, segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) os trabalhadores estão muito incomodados por causa da intenção do presidente da autarquia de entregar a limpeza de duas zonas da cidade a privados. O seu amor pelo lixo de Lisboa é tão grande que mais ninguém o pode limpar?
E para protestar não bastaria um ou dois dias de greve?
É evidente que o que está em causa é o poder do sindicato e, em consequência, dos controleiros do PCP na CML. Promove-se uma greve que a maioria dos trabalhadores teme furar, escolhe-se uma semana que torne o inútil em aparentemente agradável e aí está Lisboa cheia de lixo para começar a temporada eleitoral autárquica.
 
Auto-marginalizado na autarquia, o PCP que não está agradado com a evolução das alianças, decide fazer a sua própria campanha, mas à custa do ordenado dos trabalhadores mais pobres de Lisboa. É evidente quem nem os vereadores do PCP irão mostrar a sua solidariedade, nem os dirigentes sindicais prescindirão dos seus vencimentos - os sindicatos nada dão, limitam-se a receber quotas que pagam a organização e as mordomias dos seus dirigentes, enquanto as lutas são financiadas pelos trabalhadores. Mas vá lá, são uns dirigentes sindicais muito compreensivos, escolheram o mês do subsídio de Natal para que os trabalhadores não tivessem de passar fome.
 
Se prestarmos atenção, são sempre os mesmos sindicatos a fazer as greves da campanha eleitoral do PCP, os dos transportes públicos (até pararam em solidariedade com os professores), de grupos profissionais da Administração Pública, de algumas empresas públicas como os CTT e pouco mais, nem um do sector privado!
 
Para que o PCP cumpra a sua agenda eleitoral são chamados à vez para lutas laborais, nem que sejam falsas lutas como esta dos trabalhadores da limpeza, são os trabalhadores que suportam os elevados custos de uma campanha política caríssima pois aos senhores do PCP não custam nem um tostão, são os trabalhadores que suportam tudo.

 

Alguns Comentários:

Isto como em tudo na vida o PCP/STAL (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local) tem dois pesos e duas medidas senão vejamos: há diferenças onde o PCP é poder e onde o PCP é oposição, onde o PCP está no poder o STAL dá cobertura como na C.M.PALMELA em que esta já privatizou alguns circuitos e não vimos o STAL fazer nada em prol dos trabalhadores e quando confrontado com esta situação os dirigentes do STAL refugiam-se de que esta é uma situação pontual mas já lá vão 3 anos. O mesmo acontece com a manutenção dos jardins que já estão privatizados em cerca de 90% assim como outros serviços.  Aqui em PALMELA funciona a lógica partidária - é a vida, dois pesos e duas medidas
foliveiracontente 

Será que alguém explica porque é que nas Câmaras do PCP, e o exemplo é a de Almada, uma parte dos serviços de limpeza já é privado.
Será que os privados das Câmaras do PCP são melhores que os privados das Câmaras de outros partidos?

Atento 

Os trabalhadores suportam tudo; inclusive os bezerranços no Campo Pequeno, com vivas à Cuba Fidelíssima, à China totalitária e À Coreia do Norte governada pelo Quim, essa espécie de Lady Di do Bernardino Soares.
Afonso Henriques

De acordo, mas acrescentaria aos proventos sindicais as famigeradas taxas cobradas aos trabalhadores que vão para o desemprego, que é o caso comprovado dos têxteis. Sindicato que num caso que conheço, preferiu a falência de duas fábricas do mesmo dono à falência de só uma, como processo de evitar o desemprego de cento e quarenta trabalhadores. É que os "descontos" de três centenas para os cofres sindicais não é coisa que se despreze.
arebelo
É, obviamente, mais um excelente post do Jumento. Lúcido e lapidar.
Muitas vezes, especialmente na Baixa/Chiado, vejo lixo à porta das lojas e penso que aquele "espectáculo" devia ser resolvido doutra forma, como em Barcelona por exemplo. Ali andam constantemente brigadas de limpeza e pequenos carros-varredores-lavadores.
Por cá, além da tradicional falta de civismo em mandar tudo para o chão, é o que se vê.
Tenho lido em vários blogues muitas críticas a António Costa por nem ao menos ter melhorado a limpeza em Lisboa - o que é verdade.
O porquê está à vista. É o de sempre - quanto pior, melhor. Deram-lhes trela com a luta dos professores, agora aturem-nos.

Caro ARebelo: Reparou que nunca mais se ouviu/leu sobre o escândalo que refere?

Palmas para o Afonso Henriques:
"Coreia do Norte governada pelo Quim, essa espécie de Lady Di do Bernardino Soares".
Odete Pinto


publicado por r às 10:52 | link do post | comentar

1 comentário:
De Mario César de Abreu a 10 de Dezembro de 2008 às 18:12
E não se pode exterminá-los??? Temos de os aturar eternamente, a estes empecilhos? Ainda se ao menos fossem à falência, como tantas empresas neste tempo de crise!!! E quantas empresas já foram também à falência por causa deles ao longo destes 30 e tal anos? Seria uma estatística interessante de fazer.

De repente lembrei-me de nós colocarmos também aqui em Alfragide, num local bem visível, painéis onde se colocaria, como eles fazem por aqui, propaganda socialista e denúncias como essa dos serviços de jardinagem de Palmela e os de limpeza de Almada (ou vice-versa) estarem entregues a privados...

Mário César


Comentar post

ACREDITAMOS NO FUTURO
História do PS
RECEBA NOTIFICAÇÃO DE POST´S E A NEWSLETTER - REGISTE-SE

COLOQUE AQUI O SEU ENDEREÇO DE EMAIL:

Delivered by FeedBurner

LINKS
POST'S RECENTES

AGRADECIMENTO E RESULTADO...

OBRIGADA PELA CONFIANÇA!

AMADORA: O NOSSO COMPROMI...

BALANÇO AUTÁRQUICO, EM RE...

ACREDITAMOS NO FUTURO

FELIZ NATAL E BOM ANO NOV...

REPORTAGEM SIC - PROGRAMA...

PS AMADORA - LISTAS 2012

EXEMPLO DE BOA GESTÃO!!

“Anuário Financeiro dos M...

ARQUIVO
ETIQUETAS

25 abril(2)

acessibilidades(1)

acordo troika(1)

amadora(15)

ambiente(13)

apresentação candidatura(2)

autárquicas 2009(13)

autárquicas 2013(3)

balança tecnológica(1)

balanço 2005 - 2009(1)

biblioteca(1)

candidatos(2)

candidatura faul(1)

carla tavares(8)

carla tavares 2013(4)

casamento homossexual(1)

comício(4)

comissão politica(1)

compromisso(1)

comunicação social(1)

concelhia(1)

conferências(1)

congresso faul(1)

congresso nacional(7)

convenção autárquica(3)

cril(2)

cultura(2)

debate parlamentar(3)

defender portugal(2)

demolições(1)

discurso(2)

editorial(1)

educação(7)

eleições(6)

eleições europeias(7)

eleições legislativas 2011(5)

empreendedorismo(3)

emprego(3)

entrevista(3)

equipa municipal(1)

equipamentos(1)

europeias(3)

faul(4)

feliz natal(1)

festa jovem(1)

finanças(1)

formação(3)

fórum(1)

fotos(1)

freguesias(1)

gestão(1)

governo(1)

homenagem(1)

homenagem militantes(1)

integração social(1)

internacional(1)

jantar candidatura(1)

joaquim raposo(6)

joaquim raposo 2010(3)

josé sócrates(3)

juventude(1)

legislativas 2009(3)

lei financiamento partidos(1)

listas(2)

listas 2012(1)

manifesto eleitoral(1)

manuel alegre(1)

marca ps(3)

mensagem(1)

metro(1)

moção(1)

moções(1)

newsletter(1)

newsletter 11(1)

newsletter 12(1)

newsletter 2(1)

newsletter 3(1)

newsletter 4(1)

newsletter 5(1)

newsletter 6(1)

newsletter 8(1)

newsletter 9(1)

opinião(23)

orçamento do estado(1)

partido socialista(2)

política(27)

presidenciais 2011(2)

programa eleitoral(3)

ps(12)

ps amadora(7)

regionalização(2)

requalificação urbana(5)

resultados(2)

smas(2)

social(4)

sócrates 2011(2)

sondagens(11)

tempo antena(3)

tgv(2)

transportes(3)

todas as tags

ESTATUTO EDITORIAL
O BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS” PRETENDE SER UM ESPAÇO DE LIVRE OPINIÃO, CRITICO, DE PENSAMENTO E DE DIVULGAÇÃO, NORTEANDO-SE PELO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, CIMENTO IDENTITÁRIO DO PARTIDO SOCIALISTA. O SEU CORPO REDACTORIAL INTEGRA MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA DA AMADORA E MEMBROS DA SUA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA. PRETENDEMOS DIVULGAR PENSAMENTO, CRITICA, REFLEXÃO, INFORMAÇÃO, OPINIÃO SOBRE TEMAS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS. CONVIDAREMOS, SEMPRE QUE O ACHARMOS OPORTUNO E AJUSTADO, MILITANTES, OU NÃO, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DEBATE QUE ESTIVERMOS A TRAVAR. OS TEXTOS SERÃO, SEMPRE, ASSINADOS PELOS SEUS AUTORES. OS COMENTÁRIOS SERÃO POSSÍVEIS, E BEM VINDOS, MAS OBEDECERÃO A ALGUNS CRITÉRIOS: 1- OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS NUNCA PODERÃO SER ANÓNIMOS; 2- NOS SEUS COMENTÁRIOS NÃO PODERÃO NUNCA UTILIZAR LINGUAGEM OBSCENA, OFENSIVA OU INSULTUOSA; 3- O CONTRADITÓRIO É ACEITÁVEL E DESEJÁVEL; 4- OS COMENTADORES NÃO PODERÃO, INSISTENTEMENTE, REPETIR ARGUMENTOS, OPINIÕES E CRITICAS; 5- OS RESPONSÁVEIS DO BLOGUE COLOCARÃO, SEMPRE, EM ESPERA OS COMENTÁRIOS AOS POSTES, PARA UMA “LEITURA” PRÉVIA, ANTES DE SEREM COLOCADOS ON-LINE; 6- SÓ SERÃO CONSIDERADOS OS COMENTÁRIOS QUE, DIRECTAMENTE, ESTIVEREM RELACIONADOS COM O POSTE PUBLICADO. SEMPRE QUE ALGUM COMENTÁRIO SEJA OBJECTO DE RESPOSTA, SÊ-LO-Á FEITO PELO AUTOR DO POSTE VISADO, SALVO SE A REDACÇÃO DO BLOGUE ENTENDER DE MODO DIVERSO. A REDACÇÃO DO BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS”
O NOSSO E-MAIL
p.socialistadaamadora@gmail.com