Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009
 

 

 

Bipartidarismo perde para a esquerda
 
 
O bipartidarismo vai perdendo terreno, uma tendência que se vem confirmando, assim como uma elevada percentagem de inquiridos indecisos (21%). Outra tendência que, mais uma, vez vem reflectida nos números, é a subida dos partidos à esquerda e à direita do bloco central.

 

Nestas zonas do espectro político português ressalta a afirmação do BE como terceira força política atingindo os dois dígitos nas intenções de voto. Também o CDS/PP merece destaque. Um partido que já registou resultados na ordem dos 3% ter agora, a meses das eleições, uma percentagem a rondar os 7% significa uma recuperação assinalável. Este mês o partido de Paulo Portas voltou a subir e foi até o que mais cresceu (0,8%).

A maior quebra regista-se no maior partido da oposição, o PSD, que desce 1% nas intenções de voto verificando-se um resultado ao nível do que teve Santana Lopes nas legislativas de há quatro anos e que foi o pior "score" dos sociais-democratas.

A ligeira descida do PS confirma uma outra evolução: o afastamento progressivo dos resultados verificados nas legislativas de 2005. Os socialistas reivindicam nova maioria absoluta, mas o barómetro aponta para que o eleitorado não volte a repetir essa manifestação de confiança.

Por outro lado, num mês em que se viveu mediaticamente de forma intensa o "caso Freeport" não é irrelevante a reduzida quebra socialista nas intenções de voto (-0,8%).

 

A subida solitária do PR

Bipartidarismo perde para a esquerda
 
 
Os níveis de popularidade do Presidente da República voltam a subir (+1,5%) atingindo valores (39,8%) que são quase o dobro da consideração que o eleitorado mostra por José Sócrates. Cavaco Silva é mesmo o único a subir neste Barómetro que fica marcado ainda pela queda do primeiro-ministro. Sócrates regista uma queda considerável (3,2%) para a qual terá contribuído o caso Freeport. Resta-lhe a eventual consolação de a popularidade da líder do maior partido da oposição (Manuela Ferreira Leite) ter uma descida ainda maior, sem que essa manifestação de desagrado dos inquiridos possa ser sustentada por uma intervenção menos feliz de Ferreira Leite. De resto, a presidente do PSD mantém níveis de popularidade muito baixos (-10,5%) só ultrapassada pelo seu companheiro de partido Pedro Santana Lopes, durante o seu curto período de governação. Ainda assim a popularidade de José Sócrates mantém um saldo positivo e muito acima dos seus opositores. E nestes, Louça é o mais cotado (4,3%) logo seguido de Paulo Portas (3,1%). O líder dos comunistas, Jerónimo de Sousa é o que mais desce este mês (-43%), começando a afastar-se consideravelmente de um saldo equilibrado entre as opiniões positivas e negativas a seu respeito.

A queda da popularidade do Governo parece não ter fim. Este mês o Executivo perde -1,5% e afunda-se nos -20,9%. A Assembleia da República também regista uma descida da popularidade (-2,1%) valendo - 7,8% na consideração dos portugueses.

 

 

José Sócrates
Não passou incólume ao "caso Freeport". Tem um saldo de 20,6% registanbdo uma descida de -3,2%

Francisco Louça
Foi o líder partidário cuja popularidade menos desceu este mês (-1,2%) mantendo um saldo positivo (4,3%)

Paulo Portas
O presidente do CDS/PP desce (-1,7%) como, aliás, todos os líderes partidários, mas mantém um saldo positivo de 3,1%.

Jerónimo de Sousa
A popularidade do secretário-geral dos comunistas já teve dias melhores. É o que mais desce no Barómetro e regista um saldo negativo de 5,8%.

Manuela Ferreira Leite
A líder do PSD, regista a maior quebra de popularidade de todos, fixando-se nos -10,5%. Pior só Santana em 2005.

 

Ficha Técnica

28 de Janeiro a 3 de Fevereiro. Teve por objecto perguntas sobre as expectativas quanto às consequências do caso Freeport na imagem do primeiro-ministro e na Justiça, as razões para um orçamento suplementar, expectativas quanto ao desemprego, investimento público, rendimento das famílias, além da intenção de voto e da actuação dos titulares dos órgãos de soberania e dos líderes partidários. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone fixo. A amostra foi estratificada por região: Minho, Douro e Trás-os-Montes (20,0%), Área Metropolitana do Porto (14,7%), Beiras, Estremadura e Ribatejo (28,9%), Área Metropolitana de Lisboa (26,5%), Alentejo e Algarve (9,9%). Foram efectuadas 1233 tentativas de entrevistas e, destas, 208 (16,9%) não aceitaram colaborar no estudo de opinião. Foram validadas 1025 entrevistas (83,1%). A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo. Desta forma aleatória resultou, em termos de sexo: feminino 52,0% e masculino 48,0%; e no que concerne à faixa etária: dos 18 aos 30 anos, 22,0%; dos 31 aos 59, 53,7%; com 60 anos ou mais, 24,3%. O erro máximo da amostra é de 3,06% para um grau de probabilidade de 95%.

 

 -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - -

 

Os dados de Janeiro do Barómetro Político Marktest mostram que o saldo de imagem do Presidente da República, Cavaco Silva, voltou a subir.

De acordo com os dados apresentados pela Marktest no seu Barómetro Político, o Presidente da República, Cavaco Silva, viu o seu saldo de imagem subir, contrariando a tendência de queda que vinha protagonizando. Chega a Janeiro com 39.1%, mais 10.7 pontos percentuais do que em Novembro (última recolha efectuada), a maior subida entre as personalidades em análise. Este resultado mostra que os residentes no Continente com 18 e mais anos classificam, na sua maioria, de forma positiva a actuação do Presidente e que esse número subiu nos últimos meses, visto que atinge o valor mais elevado desde Maio de 2008.

 
 
 
 
 
 
 
 

Francisco Louçã mantém-se como o líder partidário a apresentar o saldo de imagem mais positivo, com 12.2% em Janeiro, embora baixando um ponto percentual face a Novembro.

Jerónimo de Sousa também se mantém em terreno positivo, com um saldo de imagem de 5.0%, mais 1.5 pontos percentuais do que em Novembro.

 

 

Paulo Portas viu o seu saldo de imagem voltar a aumentar 2.5 pontos percentuais para os -12.2%, o que lhe dá a melhor classificação entre os líderes com saldo negativo.

José Sócrates, também em terreno negativo, subiu 0.2 pontos face ao período anterior, chegando a Janeiro com um saldo de imagem de -17.7%.

Manuela Ferreira Leite continua em baixa, com o seu saldo de imagem a regredir 1.2 pontos face a Novembro. Mantém-se como a líder com pior saldo de imagem, de -35.1% em Janeiro, o que corresponde ao valor mais baixo obtido por um político nos últimos dois anos.

No gráfico evolutivo são especialmente visíveis as quebras de popularidade de Cavaco Silva (contrariada neste mês de Janeiro) e de Manuela Ferreira Leite. Com efeito, o Presidente da República protagonizava desde Maio uma tendência de quebra do seu saldo de imagem, que parece ter sido invertida no início do novo ano, ao passo que a líder do PSD observa desde Julho de 2008 (o segundo mês em que a sua actuação foi avaliada neste Barómetro) esta mesma tendência, especialmente acentuada até Novembro. José Sócrates, pelo seu lado, apresenta desde Julho de 2007 um saldo de imagem negativo, enquanto Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã se distinguem dos restantes por estarem em terreno positivo na maior parte do período em análise.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.


ETIQUETAS:

publicado por r às 15:59 | link do post | comentar

ACREDITAMOS NO FUTURO
História do PS
RECEBA NOTIFICAÇÃO DE POST´S E A NEWSLETTER - REGISTE-SE

COLOQUE AQUI O SEU ENDEREÇO DE EMAIL:

Delivered by FeedBurner

LINKS
POST'S RECENTES

AGRADECIMENTO E RESULTADO...

OBRIGADA PELA CONFIANÇA!

AMADORA: O NOSSO COMPROMI...

BALANÇO AUTÁRQUICO, EM RE...

ACREDITAMOS NO FUTURO

FELIZ NATAL E BOM ANO NOV...

REPORTAGEM SIC - PROGRAMA...

PS AMADORA - LISTAS 2012

EXEMPLO DE BOA GESTÃO!!

“Anuário Financeiro dos M...

ARQUIVO
ETIQUETAS

25 abril(2)

acessibilidades(1)

acordo troika(1)

amadora(15)

ambiente(13)

apresentação candidatura(2)

autárquicas 2009(13)

autárquicas 2013(3)

balança tecnológica(1)

balanço 2005 - 2009(1)

biblioteca(1)

candidatos(2)

candidatura faul(1)

carla tavares(8)

carla tavares 2013(4)

casamento homossexual(1)

comício(4)

comissão politica(1)

compromisso(1)

comunicação social(1)

concelhia(1)

conferências(1)

congresso faul(1)

congresso nacional(7)

convenção autárquica(3)

cril(2)

cultura(2)

debate parlamentar(3)

defender portugal(2)

demolições(1)

discurso(2)

editorial(1)

educação(7)

eleições(6)

eleições europeias(7)

eleições legislativas 2011(5)

empreendedorismo(3)

emprego(3)

entrevista(3)

equipa municipal(1)

equipamentos(1)

europeias(3)

faul(4)

feliz natal(1)

festa jovem(1)

finanças(1)

formação(3)

fórum(1)

fotos(1)

freguesias(1)

gestão(1)

governo(1)

homenagem(1)

homenagem militantes(1)

integração social(1)

internacional(1)

jantar candidatura(1)

joaquim raposo(6)

joaquim raposo 2010(3)

josé sócrates(3)

juventude(1)

legislativas 2009(3)

lei financiamento partidos(1)

listas(2)

listas 2012(1)

manifesto eleitoral(1)

manuel alegre(1)

marca ps(3)

mensagem(1)

metro(1)

moção(1)

moções(1)

newsletter(1)

newsletter 11(1)

newsletter 12(1)

newsletter 2(1)

newsletter 3(1)

newsletter 4(1)

newsletter 5(1)

newsletter 6(1)

newsletter 8(1)

newsletter 9(1)

opinião(23)

orçamento do estado(1)

partido socialista(2)

política(27)

presidenciais 2011(2)

programa eleitoral(3)

ps(12)

ps amadora(7)

regionalização(2)

requalificação urbana(5)

resultados(2)

smas(2)

social(4)

sócrates 2011(2)

sondagens(11)

tempo antena(3)

tgv(2)

transportes(3)

todas as tags

ESTATUTO EDITORIAL
O BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS” PRETENDE SER UM ESPAÇO DE LIVRE OPINIÃO, CRITICO, DE PENSAMENTO E DE DIVULGAÇÃO, NORTEANDO-SE PELO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, CIMENTO IDENTITÁRIO DO PARTIDO SOCIALISTA. O SEU CORPO REDACTORIAL INTEGRA MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA DA AMADORA E MEMBROS DA SUA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA. PRETENDEMOS DIVULGAR PENSAMENTO, CRITICA, REFLEXÃO, INFORMAÇÃO, OPINIÃO SOBRE TEMAS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS. CONVIDAREMOS, SEMPRE QUE O ACHARMOS OPORTUNO E AJUSTADO, MILITANTES, OU NÃO, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DEBATE QUE ESTIVERMOS A TRAVAR. OS TEXTOS SERÃO, SEMPRE, ASSINADOS PELOS SEUS AUTORES. OS COMENTÁRIOS SERÃO POSSÍVEIS, E BEM VINDOS, MAS OBEDECERÃO A ALGUNS CRITÉRIOS: 1- OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS NUNCA PODERÃO SER ANÓNIMOS; 2- NOS SEUS COMENTÁRIOS NÃO PODERÃO NUNCA UTILIZAR LINGUAGEM OBSCENA, OFENSIVA OU INSULTUOSA; 3- O CONTRADITÓRIO É ACEITÁVEL E DESEJÁVEL; 4- OS COMENTADORES NÃO PODERÃO, INSISTENTEMENTE, REPETIR ARGUMENTOS, OPINIÕES E CRITICAS; 5- OS RESPONSÁVEIS DO BLOGUE COLOCARÃO, SEMPRE, EM ESPERA OS COMENTÁRIOS AOS POSTES, PARA UMA “LEITURA” PRÉVIA, ANTES DE SEREM COLOCADOS ON-LINE; 6- SÓ SERÃO CONSIDERADOS OS COMENTÁRIOS QUE, DIRECTAMENTE, ESTIVEREM RELACIONADOS COM O POSTE PUBLICADO. SEMPRE QUE ALGUM COMENTÁRIO SEJA OBJECTO DE RESPOSTA, SÊ-LO-Á FEITO PELO AUTOR DO POSTE VISADO, SALVO SE A REDACÇÃO DO BLOGUE ENTENDER DE MODO DIVERSO. A REDACÇÃO DO BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS”
O NOSSO E-MAIL
p.socialistadaamadora@gmail.com