Terça-feira, 17 de Março de 2009

Entre um enorme aparato policial e muitas crianças a tentar vislumbrá-la, a rainha da Jordânia, Rania Al Abdullah, foi esta terça-feira à Escola Básica Miguel Torga, na Amadora, conhecer o projecto Geração/Oportunidade, desenvolvido em colaboração entre a Câmara Municipal da Amadora e a Fundação Calouste Gulbenkian, refere a Lusa.

 

Com alguns minutos de atraso, Rania Al Abdullah chegou à Escola Básica Miguel Torga, no Casal de São Brás, na Amadora, por volta das 13:10, rodeada de um forte dispositivo de segurança e sob muitos olhares curiosos dos moradores nos prédios em redor e de muitas pessoas que se «colaram» à rede da escola para ver a rainha da Jordânia.

 

A primeira dama portuguesa, Maria Cavaco Silva, que tinha chegado minutos antes, recebeu Rania Al Abdullah, juntamente com o presidente da Câmara Municipal da Amadora e da Fundação Calouste Gulbenkian, Joaquim Raposo e Rui Vilar.

 

A visita teve como único objectivo dar a conhecer à Rainha da Jordânia o projecto Geração/Oportunidade, desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Câmara da Amadora, centrado nas crianças e nos jovens, e que tem como principal propósito prevenir os principais factores de exclusão social, nomeadamente o absentismo e o abandono escolares.

 

Uma das iniciativas que fazem parte do projecto é a Orquestra Geração, que baseia a sua metodologia no Programa das Orquestras Sinfónicas Infantis e Juvenis da Venezuela, que Rania Al Abdullah teve oportunidade de ver e ouvir.

 

A orquestra é constituída por 67 crianças e dirigida pela maestrina Beatriz Mantanilla, também ela formada no Programa das Orquestras Sinfónicas Infantis e Juvenis da Venezuela e que agora trabalha com estas crianças da Amadora.

 

Entre outros temas, a orquestra tocou a Marcha do Primeiro Dedo, Te Deum, de Charpentier, Il Grillito, uma música tradicional venezuelana e o Hino à Alegria.

 

Rania da Jordânia terminou desta forma a visita de Estado a Portugal de dois dias que fez com o marido, o Rei Abdullah II.

 

Entretanto, o rei da Jordânia, Abdullah II, convidou esta terça-feira o primeiro-ministro português para visitar o seu país, e uma delegação empresarial jordana deslocar-se-á em breve a Portugal para se inteirar da experiência portuguesa na área das tecnologias.

 

Segundo fonte diplomática nacional, o convite do rei Abdullah II a José Sócrates foi feito em São Bento, onde os dois responsáveis tiveram uma breve reunião e um almoço de trabalho «sempre em ambiente muito descontraído».

 

Com cerca de 15 minutos de atraso face à hora prevista, o monarca jordano foi recebido à entrada de São Bento, ao fim da manhã, pelo chefe do Governo português e pelo seu ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

 

Na residência oficial do primeiro-ministro encontrava-se também o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta.

 

De acordo com fonte diplomática, no final do encontro, tanto José Sócrates, como o rei da Jordânia, concordaram que é necessário intensificar as relações económicas entre os dois países, que são actualmente de valor muito reduzido.

 

Portugal vende por ano à Jordânia cerca de 20 milhões de euros, sobretudo em produtos químicos, agrícolas, máquinas e têxteis.

As importações nacionais são ainda mais reduzidas e limita-se praticamente a adubos.

 

Em termos políticos, segundo fonte diplomática, a conversa entre José Sócrates e o rei jordano incidiu principalmente sobre a questão do Médio Oriente, processo em que a Jordânia está a fazer uma forte pressão diplomática para uma aproximação entre as partes israelita e palestiniana.

 

Veja a reportagem Video da TV Amadora:

http://www.tvamadora.com/Default.aspx?newsid=343

 

RFaria



publicado por r às 18:05 | link do post | comentar

ACREDITAMOS NO FUTURO
História do PS
RECEBA NOTIFICAÇÃO DE POST´S E A NEWSLETTER - REGISTE-SE

COLOQUE AQUI O SEU ENDEREÇO DE EMAIL:

Delivered by FeedBurner

LINKS
POST'S RECENTES

AGRADECIMENTO E RESULTADO...

OBRIGADA PELA CONFIANÇA!

AMADORA: O NOSSO COMPROMI...

BALANÇO AUTÁRQUICO, EM RE...

ACREDITAMOS NO FUTURO

FELIZ NATAL E BOM ANO NOV...

REPORTAGEM SIC - PROGRAMA...

PS AMADORA - LISTAS 2012

EXEMPLO DE BOA GESTÃO!!

“Anuário Financeiro dos M...

ARQUIVO
ETIQUETAS

25 abril(2)

acessibilidades(1)

acordo troika(1)

amadora(15)

ambiente(13)

apresentação candidatura(2)

autárquicas 2009(13)

autárquicas 2013(3)

balança tecnológica(1)

balanço 2005 - 2009(1)

biblioteca(1)

candidatos(2)

candidatura faul(1)

carla tavares(8)

carla tavares 2013(4)

casamento homossexual(1)

comício(4)

comissão politica(1)

compromisso(1)

comunicação social(1)

concelhia(1)

conferências(1)

congresso faul(1)

congresso nacional(7)

convenção autárquica(3)

cril(2)

cultura(2)

debate parlamentar(3)

defender portugal(2)

demolições(1)

discurso(2)

editorial(1)

educação(7)

eleições(6)

eleições europeias(7)

eleições legislativas 2011(5)

empreendedorismo(3)

emprego(3)

entrevista(3)

equipa municipal(1)

equipamentos(1)

europeias(3)

faul(4)

feliz natal(1)

festa jovem(1)

finanças(1)

formação(3)

fórum(1)

fotos(1)

freguesias(1)

gestão(1)

governo(1)

homenagem(1)

homenagem militantes(1)

integração social(1)

internacional(1)

jantar candidatura(1)

joaquim raposo(6)

joaquim raposo 2010(3)

josé sócrates(3)

juventude(1)

legislativas 2009(3)

lei financiamento partidos(1)

listas(2)

listas 2012(1)

manifesto eleitoral(1)

manuel alegre(1)

marca ps(3)

mensagem(1)

metro(1)

moção(1)

moções(1)

newsletter(1)

newsletter 11(1)

newsletter 12(1)

newsletter 2(1)

newsletter 3(1)

newsletter 4(1)

newsletter 5(1)

newsletter 6(1)

newsletter 8(1)

newsletter 9(1)

opinião(23)

orçamento do estado(1)

partido socialista(2)

política(27)

presidenciais 2011(2)

programa eleitoral(3)

ps(12)

ps amadora(7)

regionalização(2)

requalificação urbana(5)

resultados(2)

smas(2)

social(4)

sócrates 2011(2)

sondagens(11)

tempo antena(3)

tgv(2)

transportes(3)

todas as tags

ESTATUTO EDITORIAL
O BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS” PRETENDE SER UM ESPAÇO DE LIVRE OPINIÃO, CRITICO, DE PENSAMENTO E DE DIVULGAÇÃO, NORTEANDO-SE PELO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, CIMENTO IDENTITÁRIO DO PARTIDO SOCIALISTA. O SEU CORPO REDACTORIAL INTEGRA MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA DA AMADORA E MEMBROS DA SUA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA. PRETENDEMOS DIVULGAR PENSAMENTO, CRITICA, REFLEXÃO, INFORMAÇÃO, OPINIÃO SOBRE TEMAS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS. CONVIDAREMOS, SEMPRE QUE O ACHARMOS OPORTUNO E AJUSTADO, MILITANTES, OU NÃO, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DEBATE QUE ESTIVERMOS A TRAVAR. OS TEXTOS SERÃO, SEMPRE, ASSINADOS PELOS SEUS AUTORES. OS COMENTÁRIOS SERÃO POSSÍVEIS, E BEM VINDOS, MAS OBEDECERÃO A ALGUNS CRITÉRIOS: 1- OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS NUNCA PODERÃO SER ANÓNIMOS; 2- NOS SEUS COMENTÁRIOS NÃO PODERÃO NUNCA UTILIZAR LINGUAGEM OBSCENA, OFENSIVA OU INSULTUOSA; 3- O CONTRADITÓRIO É ACEITÁVEL E DESEJÁVEL; 4- OS COMENTADORES NÃO PODERÃO, INSISTENTEMENTE, REPETIR ARGUMENTOS, OPINIÕES E CRITICAS; 5- OS RESPONSÁVEIS DO BLOGUE COLOCARÃO, SEMPRE, EM ESPERA OS COMENTÁRIOS AOS POSTES, PARA UMA “LEITURA” PRÉVIA, ANTES DE SEREM COLOCADOS ON-LINE; 6- SÓ SERÃO CONSIDERADOS OS COMENTÁRIOS QUE, DIRECTAMENTE, ESTIVEREM RELACIONADOS COM O POSTE PUBLICADO. SEMPRE QUE ALGUM COMENTÁRIO SEJA OBJECTO DE RESPOSTA, SÊ-LO-Á FEITO PELO AUTOR DO POSTE VISADO, SALVO SE A REDACÇÃO DO BLOGUE ENTENDER DE MODO DIVERSO. A REDACÇÃO DO BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS”
O NOSSO E-MAIL
p.socialistadaamadora@gmail.com