Segunda-feira, 23 de Março de 2009

 

Nos idos anos sessenta do século passado, com o advento da industrialização, as zonas limítrofes da cidade de Lisboa viram chegar de todo o País pessoas que buscavam sustento nas unidades industriais e serviço conexos que de Vila Franca de Xira, Alverca, Sacavém, Amadora e outras localidades na margem Sul, ribeirinhas do Tejo.
 
A desertificação do interior, em particular das Beiras e Alentejo foi o alimento do novo “El Dorado” da industria nacional. A localização na periferia de Lisboa foi comumente designada como Cintura Industrial.
Ao fervilhar de actividade económica, o Governo da época pretendeu responder com novas rodovias entre as quais a então designada CRIL. Infelizmente não passou de intenção. Entretanto assistiu-se, nesta região, ao avolumar de barracas e construções abarracadas.
 
Sucessivos Governos se pronunciaram sobre a bondade e inevitabilidade da construção desta rodovia, mas foi, uma vez mais, um Governo do Partido Socialista chamado a resolver o nó górdio em que se transformou o troço da CRIL - Alfornelos / Buraca.
 
O fecho da CRIL não significa tão só uma maior fluidez de tráfego na Área Metropolitana de Lisboa, o que, de per si, é já um importantíssimo contributo par o desenvolvimento económico do País, com consequências directas ao nível da diminuição nossa factura energética. Significa, igualmente, a requalificação de uma zona, das mais degradadas do nosso país em termos urbanísticos e ambientais. De resto, as preocupações ambientais, estão bem presentes quando de projectos de anteriores Governos, que não do PS, contemplavam pontes e viadutos e a destruição de Património Arquitectónico – leia-se Aqueduto da Águas Livres - e agora surgem túneis, a preservação desse mesmo Património e o surgimento de 390.000 M2 de espaços verdes serpenteados com zonas pedonais e equipamentos de apoio, essencialmente, às crianças e população sénior.
 
 Julgamos tratar-se de um verdadeiro Polis, dado o seu enorme impacto em toda a região. Para isto ser possível a acção da gestão do Partido Socialista, desde 1997, na Amadora, tem sido decisiva, como amplamente tem sido reconhecido, pelos diferentes intervenientes neste processo, desde a população não só da Amadora, mas de Lisboa, bem como os diferentes autarcas que passaram recentemente por Lisboa, além de Governantes e Técnicos ligados a todo este processo.
 

 

DADOS A RETER:

Construção em túnel, do troço, como arduamente
preconizado pela CMA, em detrimento dos viadutos
(Estradas de Portugal e CML), que implicariam uma
degradação da àrea residencial local e a destruição
parcial do Aqueduto das Àguas Livres.


Circulação diária de 50.000 a 100.000 viaturas, que
deixarão de sobrecarregar a rede viária Municipal;
Consequentemente, forte redução das emissões
atmosféricas de CO2 na Amadora, com uma
circulação menos sujeita a largos períodos de trânsito
lento ou parado;


Demolição global na ordem das 2600 Barracas
e progressivo realojamento de igual numero de famílias,
em novas habitações condignas;


 Implantação de 390.000 M2 de espaços verdes,
zonas pedonais e equipamentos dedicados,
essencialmente, às crianças e população sénior.

 

José Agostinho Marques


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publicado por r às 10:20 | link do post | comentar

2 comentários:
De Odete Pinto a 23 de Março de 2009 às 19:43
Está de parabéns o governo de José Sócrates pela concretização desta verdadeira obra de Stª Engrácia, e também a Câmara Municipal da Amadora que lutou e conseguiu melhorar muito esta obra, para bem de todos os moradores nas zonas envolvidas.

É, sem dúvida, uma obra importantíssima também para Lisboa, quer pela melhor fluidez do trânsito que actualmente entope a 2ª circular, quer pelos melhoramentos e arranjos paisagísticos nas Portas de Benfica, que até agora parecem "terras do 3º mundo"!

Esta obra foi, que me lembre, a mais contestada de todas. Não por justeza mas por demagogia, hipocrisia e oportunismo político.





De weber a 27 de Março de 2009 às 08:50
E, já agora, estão de parabéns:
1/O Ministro Mario Lino;
2/A equipa das Estradas de Portugal;
3/E, por último, mas não o último,o nosso Executivo Camarário, de que é justo destacar o Vereador, nosso camarada, Gabriel Oliveira (cuja intervenção no processo, sobretudo na solução técnica e de obra adoptadas foi prevalente e decisiva...).
Albergaria


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