Quarta-feira, 15 de Abril de 2009

 

Ontem, dia 14 de Abril, em Reunião de Assembleia de Freguesia o PS Amadora foi acusado de demagogia política e de eleitoralismo.
 
Tal acusação foi proferida por um representante da CDU, coligação esta que orientou, como sabemos e da forma como sabemos, os destinos da nossa Cidade entre os anos de 1979 a 1997.
 
Tal acusação teve origem na explicação de mais uma obra que a Câmara Municipal da Amadora está a desenvolver, nomeadamente a requalificação de toda a zona envolvente à “Quinta da Conceição”, na Freguesia da Falagueira.
 
O problema aqui não é a Obra, mas sim, mais uma obra, importante e reivindicada pela população local há anos, que agora e bem, está a ser desenvolvida.
 
Feito o enquadramento, cumpre agora destacar as demagogias do PS Amadora:
 
Em 1997, quando Joaquim Raposo e o PS ganharam as eleições autárquicas existiam na Amadora:
 
3 Esquadras da PSP (Mina, Reboleira e Alfragide), agora existem 8( Alfornelos, Brandoa, Damaia, Boba-São Brás e Venda Nova).
 
Existiam poucas zonas verdes de recreio e lazer, agora existem muitas mais (Parque Aventura, Ilha Mágica do Lido, Parque da Fantasia, Jardim dos Aromas, Jardim Central de São Brás, Jardim Luis de Camões, Parque Urbano do Zambujal, Jardim da Quinta Grande, Parque do Largo da Parreirinha, Jardim do Plátano, Jardim da Mina, Parque de Goa, Parque Terra da Bonita), entre outras de menor dimensão…
 
Em 1997 existiam 35 bairros degradados, hoje 21 desses 35 Bairros desapareceram.
 
Em 1997 não existia Metropolitano na Amadora, hoje é uma realidade e encontra-se em execução a sua extensão da Estação da Falagueira à Reboleira.
 
Em 1997 não existia Tribunal na Amadora, agora existe e, desde ontem a funcionar em novas instalações, em Alfragide.
 
Em 1997 entrar e sair da Amadora de carro era um caos, todos se lembram da antiga Estrada dos Salgados, da antiga Nacional 117 e nó do borel, não esquecendo como era e como é a Estrada Velha de Queluz e a não existência de ligação do Lido ao Hospital, a Av.11 de Setembro não tinha prolongamento.
E a norte do concelho, recordam-se??? A antiga estrada do casal da Mira, por exemplo. Para breve contamos ainda com a CRIL, em construção, e que terá mais 390 mil m2 de zonas verdes na suua envolvente.
 
Em 1997 existiam 6 salas de pré-escolar, agora existem 68, estando mais 13 em construção.
 
Em 1997 as escolas do 1º ciclo estavam totalmente degradadas hoje estão completamente recuperadas, com condições dignas para as nossas crianças.
 
Em 1997 não existia realojamento social hoje estão realojadas, em habitações condignas 2052 famílias.
 
Em 1997 existiam 2 Pavilhões Desportivos ( Pavilhão do bairro Janeiro e Pavilhão da Escola Roque Gameiro), hoje existe mais o Pavilhão do Fórum Luis de Camões, o Pavilhão José Torres e diversos Pavilhões desportivos nas Escolas (Pedro D’Orey da Cunha, D. João V, Mães D’água, Fernando Namora, Seomara da Costa Primo, Secundária da Amadora, José Cardoso Pires, não sei se me esqueço de mais algum.
 
Em 1997 não existia a Escola das Profissões, o Centro de Ciência Viva da Amadora o Centro da Juventude, o centro de Acolhimento da Quinta de São Miguel, um Canil Municipal em condições e o eco-centro.
 
Em 1997 a frota municipal de recolha de lixo era decadente e as preocupações ambientais eram nulas, hoje contamos com uma frota moderna, com capacidade de recolha e com índices de separação de lixo dos melhores, senão o melhor da área metropolitana de Lisboa (dados da Valorsul).
 
Em 1997 a requalificação urbana era quase inexistente, hoje verifica-se boa dinâmica e interesse dos proprietários em recuperar o parque habitacional privado.
 
Em 1997 não existia o Amadoraeduca, a assembleia municipal jovem, a distinção dos melhores alunos do 9º e 12 ano, a Expo-emprego, o Amadora empreende, o projecto de Desporto na Rua…
 
Enfim… muito mais havia a dizer. Desculpem o desabafo mas parece-me mais dor de cotovelo que demagogia.
 
RFaria


publicado por r às 11:46 | link do post | comentar

3 comentários:
De Agostinho Marques a 15 de Abril de 2009 às 12:27
Muito bem camarada e amigo RFaria,

Só alguém com Alzeimer em estado avançado pode ignorar as profundas transformações ocorridas na Amadora nestes anos de gestão Socialista.

A sociedade Amadorense, começa a sentir verdadeiramente a Amadora e a rever-se na acção desenvolvida pelos seus autarcas. Os profetas da desgraça sentem-se, a cada dia que passa, mais constrangidos pelo que deviam ter feito e não fizeram em devido tempo.

Como diria António Guterres, é a vida…




De Ricardo Martins a 16 de Abril de 2009 às 16:06
Bem sei que este é o vosso PS-Amadora ) espaço. Mas permitam-me dizer-vos o seguinte:
A Amadora mudou e muito. Todos, pelo menos os mais razoáveis, têm que concordar. No entanto muito está por fazer, muito mais podia ter sido feito e existem algumas coisas mal feitas. Mas estas são contas e balanços a ser feitos pelos munícipes Não entrarei pelo campo da ofensa (como aqui fez um comentador menos "equilibrado"), simplesmente vos recordo que existe uma população com necessidades, com anseios e expectativas. População esta que devem ouvir e escutar, quando vos aponta deficiências, melhorias e alternativas. Cego é aquele que não quer ver... e olhem que existe uma lista quase tão grande como a da obra feita, de factos que a Câmara da Amadora não quer ver. Porque esses factos estão ai, e são todos os dias vistos por todos os que incomodam e por todos os que sofrem com esta "cegueira" da autarquia.

Cumprimentos,
Ricardo Martins


De r a 17 de Abril de 2009 às 10:55
Bom Dia Sr. Ricardo Martins,

Obrigado por mais este comentário e pela sua constante participação e preocupação cívica.

É um facto inegável que muito tem sido feito e que muito existe ainda por fazer, como sempre haverá.

O PS está e estará sempre atento às preocupações e anseios da população da Amadora.

A construção de uma Cidade cada vez melhor e mais moderna é um desígnio permanente, ao qual o PS Amadora procura dar resposta, e se considera à altura dos desafios futuros, contando com a participação e o contributo de todos e, tendo sempre presente o nosso lema “O melhor da Amadora são sempre as Pessoas”.

Pela equipa redactorial do Blogue “ O Melhor da Amadora são as Pessoas”


Comentar post

ACREDITAMOS NO FUTURO
História do PS
RECEBA NOTIFICAÇÃO DE POST´S E A NEWSLETTER - REGISTE-SE

COLOQUE AQUI O SEU ENDEREÇO DE EMAIL:

Delivered by FeedBurner

LINKS
POST'S RECENTES

AGRADECIMENTO E RESULTADO...

OBRIGADA PELA CONFIANÇA!

AMADORA: O NOSSO COMPROMI...

BALANÇO AUTÁRQUICO, EM RE...

ACREDITAMOS NO FUTURO

FELIZ NATAL E BOM ANO NOV...

REPORTAGEM SIC - PROGRAMA...

PS AMADORA - LISTAS 2012

EXEMPLO DE BOA GESTÃO!!

“Anuário Financeiro dos M...

ARQUIVO
ETIQUETAS

25 abril(2)

acessibilidades(1)

acordo troika(1)

amadora(15)

ambiente(13)

apresentação candidatura(2)

autárquicas 2009(13)

autárquicas 2013(3)

balança tecnológica(1)

balanço 2005 - 2009(1)

biblioteca(1)

candidatos(2)

candidatura faul(1)

carla tavares(8)

carla tavares 2013(4)

casamento homossexual(1)

comício(4)

comissão politica(1)

compromisso(1)

comunicação social(1)

concelhia(1)

conferências(1)

congresso faul(1)

congresso nacional(7)

convenção autárquica(3)

cril(2)

cultura(2)

debate parlamentar(3)

defender portugal(2)

demolições(1)

discurso(2)

editorial(1)

educação(7)

eleições(6)

eleições europeias(7)

eleições legislativas 2011(5)

empreendedorismo(3)

emprego(3)

entrevista(3)

equipa municipal(1)

equipamentos(1)

europeias(3)

faul(4)

feliz natal(1)

festa jovem(1)

finanças(1)

formação(3)

fórum(1)

fotos(1)

freguesias(1)

gestão(1)

governo(1)

homenagem(1)

homenagem militantes(1)

integração social(1)

internacional(1)

jantar candidatura(1)

joaquim raposo(6)

joaquim raposo 2010(3)

josé sócrates(3)

juventude(1)

legislativas 2009(3)

lei financiamento partidos(1)

listas(2)

listas 2012(1)

manifesto eleitoral(1)

manuel alegre(1)

marca ps(3)

mensagem(1)

metro(1)

moção(1)

moções(1)

newsletter(1)

newsletter 11(1)

newsletter 12(1)

newsletter 2(1)

newsletter 3(1)

newsletter 4(1)

newsletter 5(1)

newsletter 6(1)

newsletter 8(1)

newsletter 9(1)

opinião(23)

orçamento do estado(1)

partido socialista(2)

política(27)

presidenciais 2011(2)

programa eleitoral(3)

ps(12)

ps amadora(7)

regionalização(2)

requalificação urbana(5)

resultados(2)

smas(2)

social(4)

sócrates 2011(2)

sondagens(11)

tempo antena(3)

tgv(2)

transportes(3)

todas as tags

ESTATUTO EDITORIAL
O BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS” PRETENDE SER UM ESPAÇO DE LIVRE OPINIÃO, CRITICO, DE PENSAMENTO E DE DIVULGAÇÃO, NORTEANDO-SE PELO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, CIMENTO IDENTITÁRIO DO PARTIDO SOCIALISTA. O SEU CORPO REDACTORIAL INTEGRA MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA DA AMADORA E MEMBROS DA SUA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA. PRETENDEMOS DIVULGAR PENSAMENTO, CRITICA, REFLEXÃO, INFORMAÇÃO, OPINIÃO SOBRE TEMAS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS. CONVIDAREMOS, SEMPRE QUE O ACHARMOS OPORTUNO E AJUSTADO, MILITANTES, OU NÃO, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DEBATE QUE ESTIVERMOS A TRAVAR. OS TEXTOS SERÃO, SEMPRE, ASSINADOS PELOS SEUS AUTORES. OS COMENTÁRIOS SERÃO POSSÍVEIS, E BEM VINDOS, MAS OBEDECERÃO A ALGUNS CRITÉRIOS: 1- OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS NUNCA PODERÃO SER ANÓNIMOS; 2- NOS SEUS COMENTÁRIOS NÃO PODERÃO NUNCA UTILIZAR LINGUAGEM OBSCENA, OFENSIVA OU INSULTUOSA; 3- O CONTRADITÓRIO É ACEITÁVEL E DESEJÁVEL; 4- OS COMENTADORES NÃO PODERÃO, INSISTENTEMENTE, REPETIR ARGUMENTOS, OPINIÕES E CRITICAS; 5- OS RESPONSÁVEIS DO BLOGUE COLOCARÃO, SEMPRE, EM ESPERA OS COMENTÁRIOS AOS POSTES, PARA UMA “LEITURA” PRÉVIA, ANTES DE SEREM COLOCADOS ON-LINE; 6- SÓ SERÃO CONSIDERADOS OS COMENTÁRIOS QUE, DIRECTAMENTE, ESTIVEREM RELACIONADOS COM O POSTE PUBLICADO. SEMPRE QUE ALGUM COMENTÁRIO SEJA OBJECTO DE RESPOSTA, SÊ-LO-Á FEITO PELO AUTOR DO POSTE VISADO, SALVO SE A REDACÇÃO DO BLOGUE ENTENDER DE MODO DIVERSO. A REDACÇÃO DO BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS”
O NOSSO E-MAIL
p.socialistadaamadora@gmail.com