Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008

Vai muita agitação neste sector.

Os fazedores de opinião, os blogues, a comunicação social tradicional, os sindicatos, os grupos de pressão, a crise financeira e económica estão a envenenar o debate - que deveria ser sereno, elevado e, ainda, descomprometido.

Eu confesso o meu conflito de interesses:  sou fã da Ministra da Educação. Ao que julgo saber é casapiana, tem uma filha a seu cargo exclusivo, tem ideias e é determinada a fazer vencimento delas. Tem um pendor reformista, que me comove e agrada! Não tem medo: isso convence-me. Os pusilânimes são cobardes e hipócritas.

Mas, quando é claro donde vem o golpe, a zurzidela, o acinte, a critica malévola, tudo bem. Mas quando a critica vem de figuras com substância, com percurso, com história e com provas dadas em muitos combates... fico perturbado.

Isto vem a propósito de editorial publicado pelo poeta Manuel Alegre numa revista, que agrupa nomes sonantes e de tendência: ops!

Em fim de poste colocarei o link para esse editorial, que fala por si, pelo que eu quero dizer e, claro está, pelo que Manuel Alegre quis dizer.

O Partido Socialista, sempre cultuou a pluralidade de opiniões, de entendimentos, mas parecer-me-ia razoável trocar ideias contra ideias: trocar um modelo alternativo de avaliação por este que foi, também validado pela plataforma dos sindicatos dos professores!

Não. O poeta, património do Partido Socialista, da luta pela liberdade, antes e após o 25 de Abril de 1974, poderia ter "vergastado" a Ministra com argumentos, com ideias. Não. Preferiu confrontá-la com os comentários que ela teceu ao valor, que têm as manifestações recentes dos prof's.

A pergunta, que aqui deixo: o Manuel Alegre, político experiente, com uma imensa história, não se recorda das manif's do PREC organizadas, diariamente, pelo PCP e pelos esquerdistas, visando, antidemocraticamente, encaminhar Portugal para um regime de ditadura do proletariado? O que tinham perdido nas urnas, queriam a desforra nas ruas!

Não foi contra isso, que o Manuel Alegre e o Edmundo Pedro, entre outros, organizaram aquela espantosa, quanto hoje já histórica, manifestação da Fonte Luminosa, em Lisboa e em 1975?

A Ministra não está a violar nada; a ministra não quer poder absoluto; a ministra não quer destruir os professores. O que a Ministra quer: MELHORAR A ESCOLA PÚBLICA!

Não se pode confundir os planos.

Se pedimos ÉTICA republicana aos nossos militantes, aos nossos deputados, aos nossos edis, aos camaradas que têm lugares nos clubes e nas associações, de qualquer indole que sejam - também podemos exigi-la aos sindicatos, às corporações profissionais!

E, por maioria de razão, devemos exigi-la aos professores - cuja única razão de ser são os ALUNOS. O objecto social de TODA e qualquer ESCOLA são os seus utentes, os alunos e em qualquer nível de ensino.

 

José Albergaria

 

http://www.opiniaosocialista.org/u_numero.htm

 



publicado por weber às 19:24 | link do post | comentar

2 comentários:
De Odete Pinto a 13 de Novembro de 2008 às 22:41
Absolutamente de acordo. Também admiro a tenacidade e a determinação de Maria de Lurdes Rodrigues em trazer a escola pública portuguesa para o século XXI e em fazer regredir os vergonhosos números da educação em Portugal, comparativamente aos seus pares na UE.

Devemos a este governo e a esta ministra, a escola a tempo inteiro. Mesmo que este fosse o único feito - e felizmente não é - já seria um feito enorme. Basta passar por bairros sociais e ver que não há por ali crianças e jovens a vaguear, como havia antes.

Já o governo de António Guterres tinha conseguido outro enorme feito, que tem vindo também a ser ampliado, que foi a criação de muito mais creches e também o ensino pré-primário.

Manuel Alegre devia lembrar-se deste ENORME PATRIMÓNIO SOCIALISTA!


De r a 14 de Novembro de 2008 às 12:29
o melhor será, como parece que defende o PSD (por omissão, ou não), avaliar os professores por decreto, como se faz na bela e democrática Ilha da Madeira.

Pedro Duarte, o deputado do PSD, tornou público, que o PSD nacional está ao lado de Alberto João Jardim nas críticas que este fez ao processo de avaliação de professores.

«Nós subscrevemos na íntegra essa afirmação»

A líder do PSD não respondeu ao desafio do PS, mas o partido já assumiu estar com Alberto João Jardim na recusa em aplicar o modelo de avaliação dos professores.

Após as declarações de Alberto João Jardim, a propósito da avaliação dos professores, que na Madeira foram todos "decretados como bons professores", o PPD nacional junta-se à posição do Governo da Madeira.

É de lamentar que um “grande” partido, com responsabilidades, não valorize a qualidade do Ensino.

Com esta posição, fica claro que o PPD se junta ao PCP e BE: mérito, empenho e qualidade, são dimensões a dispensar na Educação em Portugal.

RFaria


Comentar post

ACREDITAMOS NO FUTURO
História do PS
RECEBA NOTIFICAÇÃO DE POST´S E A NEWSLETTER - REGISTE-SE

COLOQUE AQUI O SEU ENDEREÇO DE EMAIL:

Delivered by FeedBurner

LINKS
POST'S RECENTES

AGRADECIMENTO E RESULTADO...

OBRIGADA PELA CONFIANÇA!

AMADORA: O NOSSO COMPROMI...

BALANÇO AUTÁRQUICO, EM RE...

ACREDITAMOS NO FUTURO

FELIZ NATAL E BOM ANO NOV...

REPORTAGEM SIC - PROGRAMA...

PS AMADORA - LISTAS 2012

EXEMPLO DE BOA GESTÃO!!

“Anuário Financeiro dos M...

ARQUIVO
ETIQUETAS

25 abril(2)

acessibilidades(1)

acordo troika(1)

amadora(15)

ambiente(13)

apresentação candidatura(2)

autárquicas 2009(13)

autárquicas 2013(3)

balança tecnológica(1)

balanço 2005 - 2009(1)

biblioteca(1)

candidatos(2)

candidatura faul(1)

carla tavares(8)

carla tavares 2013(4)

casamento homossexual(1)

comício(4)

comissão politica(1)

compromisso(1)

comunicação social(1)

concelhia(1)

conferências(1)

congresso faul(1)

congresso nacional(7)

convenção autárquica(3)

cril(2)

cultura(2)

debate parlamentar(3)

defender portugal(2)

demolições(1)

discurso(2)

editorial(1)

educação(7)

eleições(6)

eleições europeias(7)

eleições legislativas 2011(5)

empreendedorismo(3)

emprego(3)

entrevista(3)

equipa municipal(1)

equipamentos(1)

europeias(3)

faul(4)

feliz natal(1)

festa jovem(1)

finanças(1)

formação(3)

fórum(1)

fotos(1)

freguesias(1)

gestão(1)

governo(1)

homenagem(1)

homenagem militantes(1)

integração social(1)

internacional(1)

jantar candidatura(1)

joaquim raposo(6)

joaquim raposo 2010(3)

josé sócrates(3)

juventude(1)

legislativas 2009(3)

lei financiamento partidos(1)

listas(2)

listas 2012(1)

manifesto eleitoral(1)

manuel alegre(1)

marca ps(3)

mensagem(1)

metro(1)

moção(1)

moções(1)

newsletter(1)

newsletter 11(1)

newsletter 12(1)

newsletter 2(1)

newsletter 3(1)

newsletter 4(1)

newsletter 5(1)

newsletter 6(1)

newsletter 8(1)

newsletter 9(1)

opinião(23)

orçamento do estado(1)

partido socialista(2)

política(27)

presidenciais 2011(2)

programa eleitoral(3)

ps(12)

ps amadora(7)

regionalização(2)

requalificação urbana(5)

resultados(2)

smas(2)

social(4)

sócrates 2011(2)

sondagens(11)

tempo antena(3)

tgv(2)

transportes(3)

todas as tags

ESTATUTO EDITORIAL
O BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS” PRETENDE SER UM ESPAÇO DE LIVRE OPINIÃO, CRITICO, DE PENSAMENTO E DE DIVULGAÇÃO, NORTEANDO-SE PELO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, CIMENTO IDENTITÁRIO DO PARTIDO SOCIALISTA. O SEU CORPO REDACTORIAL INTEGRA MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA DA AMADORA E MEMBROS DA SUA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA. PRETENDEMOS DIVULGAR PENSAMENTO, CRITICA, REFLEXÃO, INFORMAÇÃO, OPINIÃO SOBRE TEMAS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS. CONVIDAREMOS, SEMPRE QUE O ACHARMOS OPORTUNO E AJUSTADO, MILITANTES, OU NÃO, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DEBATE QUE ESTIVERMOS A TRAVAR. OS TEXTOS SERÃO, SEMPRE, ASSINADOS PELOS SEUS AUTORES. OS COMENTÁRIOS SERÃO POSSÍVEIS, E BEM VINDOS, MAS OBEDECERÃO A ALGUNS CRITÉRIOS: 1- OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS NUNCA PODERÃO SER ANÓNIMOS; 2- NOS SEUS COMENTÁRIOS NÃO PODERÃO NUNCA UTILIZAR LINGUAGEM OBSCENA, OFENSIVA OU INSULTUOSA; 3- O CONTRADITÓRIO É ACEITÁVEL E DESEJÁVEL; 4- OS COMENTADORES NÃO PODERÃO, INSISTENTEMENTE, REPETIR ARGUMENTOS, OPINIÕES E CRITICAS; 5- OS RESPONSÁVEIS DO BLOGUE COLOCARÃO, SEMPRE, EM ESPERA OS COMENTÁRIOS AOS POSTES, PARA UMA “LEITURA” PRÉVIA, ANTES DE SEREM COLOCADOS ON-LINE; 6- SÓ SERÃO CONSIDERADOS OS COMENTÁRIOS QUE, DIRECTAMENTE, ESTIVEREM RELACIONADOS COM O POSTE PUBLICADO. SEMPRE QUE ALGUM COMENTÁRIO SEJA OBJECTO DE RESPOSTA, SÊ-LO-Á FEITO PELO AUTOR DO POSTE VISADO, SALVO SE A REDACÇÃO DO BLOGUE ENTENDER DE MODO DIVERSO. A REDACÇÃO DO BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS”
O NOSSO E-MAIL
p.socialistadaamadora@gmail.com