Quinta-feira, 4 de Junho de 2009

Ontem realizamos a reunião da Comissão Política da Amadora.

Tivemos algumas ausências, mas a sala estava composta.

A nossa Presidente, a camarada Carla Tavares, forneceu uma soma de informações sobre o modo e o tempo em que nos empenhamos na campanha ainda em curso para as Europeias.

Havendo um optimismo mitigado, temos de assegurar que o Partido, a sua expressão órganica na Amadora estará á altura dos seus pergaminhos, das suas responsabilidades nesta campanha para a Europa e as que aí vêm: legislativas e as autárquicas, a ocorrer a 11 de Outubro.

A camarada Carla Tavares deu informação bastante, para os camaradas coordenadores das Secções, no que concerne às datas a respeitar para a realização das Assembleias de militantes, de modo a podermos ter os processos burocráticos das candidaturas, prontos a serem entregues no Tribunal da Comarca da Amadora até 31 de Julho de 2009.

 O camarada Joaquim Raposo, fez uma intervenção, apelando a um esforço de mobilização para as acções que faltam cumprir ainda nesta batalha eleitoral para a Europa, destacando, naturalmente, o Comício de dia 5 de Junho de 2009.

Falou também das outras eleições, legislativas e autárquicas e enfatizou a importância de TODAS.

Sobre as autárquicas sublinhou a necessidade de se respeitar, escrupulosamente o calendário fornecido pela camarada Carla Tavares.

 No que concerne à situação politica, a camarada Presidente da Comissão Concelhia, Carla Tavares, sublinhou TODA a actividade que temos vindo a desenvolver no plano municipal (obras a concluir, já iniciadas e a iniciar) e algumas politicas sociais do Governo, salientando o NOVO PROGRAMA, "Emprego MAIS", que pode vir a introduzir uma dinâmica nova e substantiva de reinserção social consistente.

Houve um debate interessante em torno destas questões, com intervenções de vários camaradas.

Entretanto, o camarada  Ramos Preto, usou da palavra para a dedicar à Europa, como comunidade de nações e projecto politico de maior alcance.

Sublinhou o camarada:

"A Europa tem sido uma ideia fascinante de Paz, Estabilidade e Justiça Social. Depois de décadas de instáveis sistemas políticos e de duas guerras mundiais foi criada a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). A ideia da Paz através da integração politica tornou-se uma realidade."

Continuou, o camarada:

"Somos actualmente 550 milhões de europeus associados na U.E. (...) Desde o Plano Schumann (um dos pais fundadores da ideia europeia) de 1950-o principio do processo de integração- até ao Tratado de Roma de 1958, no qual se inscreve a primeira pedra do mercado único, e eventualmente na futura moeda única, ou «A comunidade monetária não-agressiva», atingiu um tal grau de integração que, se pensarmos e pararmos por um instante, é verdadeiramente impressionante. A criação do Dólar implicou, por si só, uma Guerra Civil, nos E.E.U.U."

Destacou ainda o camarada  Ramos Preto:

"De 1958 a 2009, passámos de seis países membros aos 27 actuais, em 2009. (...) Os principais valores enformadores da U.E., atingem hoje um território imenso, no hemisfério norte, com uma população a rondar os 600 milhões de habitantes e destacam-se pela sua importância:

PAZ

LIBERDADE

DEMOCRACIA

PROSPERIDADE

DESENVOLVIMENTO SOCIAL."

Este camarada referiu outros aspectos da maior importância, mas sublinhou, no final, um aspecto, que me parece de todo curial.

As eleições de 7 de Junho vão colocar frente a frente, gente, como nós, socialistas e europeus, que defendemos um modelo social, o desenvolvimento sustentável e gente como o PSD, responsável pela desregulação, pelas politicas inventadas pela senhora Tatcher e Reagan, que levaram a esta obscena crise (quase colapso) do sistema financeiro, com a crise económica e social de efeitos devastadores, associadas àquela.

A pergunta que se pode deixar:-Se não tivéssemos a União Europeia, como teríamos respondido a esta crise?

A história não é feita de "Se's", mas de factos.

Mas, ele há perguntas que, por vezes, é bom fazer.

Depois desta intervenção, ainda houve alguns camaradas a intervirem e a colocarem questões de interesse.

 Entendendo, que tínhamos esgotado a O.T., a camarada Carla Tavares apelou a uma forte e impressiva participação dos camaradas no Comício de encerramento para as eleições europeias, no próximo dia 5 de Junho, sexta-feira, na FIL à Junqueira.

J.A. 



publicado por weber às 16:24 | link do post | comentar

1 comentário:
De r a 5 de Junho de 2009 às 12:26
Bom dia, só para reforçar a importância das eleições europeias, num cenário de escolha e confronto entre a Direita e Esquerda Europeia e as políticas neo-liberais e a Social-Democracia.

Também por isto devemos todos, no próximo dia 7 de Junho, Votar no Partido Socialista.

RFaria


Comentar post

ACREDITAMOS NO FUTURO
História do PS
RECEBA NOTIFICAÇÃO DE POST´S E A NEWSLETTER - REGISTE-SE

COLOQUE AQUI O SEU ENDEREÇO DE EMAIL:

Delivered by FeedBurner

LINKS
POST'S RECENTES

AGRADECIMENTO E RESULTADO...

OBRIGADA PELA CONFIANÇA!

AMADORA: O NOSSO COMPROMI...

BALANÇO AUTÁRQUICO, EM RE...

ACREDITAMOS NO FUTURO

FELIZ NATAL E BOM ANO NOV...

REPORTAGEM SIC - PROGRAMA...

PS AMADORA - LISTAS 2012

EXEMPLO DE BOA GESTÃO!!

“Anuário Financeiro dos M...

ARQUIVO
ETIQUETAS

25 abril(2)

acessibilidades(1)

acordo troika(1)

amadora(15)

ambiente(13)

apresentação candidatura(2)

autárquicas 2009(13)

autárquicas 2013(3)

balança tecnológica(1)

balanço 2005 - 2009(1)

biblioteca(1)

candidatos(2)

candidatura faul(1)

carla tavares(8)

carla tavares 2013(4)

casamento homossexual(1)

comício(4)

comissão politica(1)

compromisso(1)

comunicação social(1)

concelhia(1)

conferências(1)

congresso faul(1)

congresso nacional(7)

convenção autárquica(3)

cril(2)

cultura(2)

debate parlamentar(3)

defender portugal(2)

demolições(1)

discurso(2)

editorial(1)

educação(7)

eleições(6)

eleições europeias(7)

eleições legislativas 2011(5)

empreendedorismo(3)

emprego(3)

entrevista(3)

equipa municipal(1)

equipamentos(1)

europeias(3)

faul(4)

feliz natal(1)

festa jovem(1)

finanças(1)

formação(3)

fórum(1)

fotos(1)

freguesias(1)

gestão(1)

governo(1)

homenagem(1)

homenagem militantes(1)

integração social(1)

internacional(1)

jantar candidatura(1)

joaquim raposo(6)

joaquim raposo 2010(3)

josé sócrates(3)

juventude(1)

legislativas 2009(3)

lei financiamento partidos(1)

listas(2)

listas 2012(1)

manifesto eleitoral(1)

manuel alegre(1)

marca ps(3)

mensagem(1)

metro(1)

moção(1)

moções(1)

newsletter(1)

newsletter 11(1)

newsletter 12(1)

newsletter 2(1)

newsletter 3(1)

newsletter 4(1)

newsletter 5(1)

newsletter 6(1)

newsletter 8(1)

newsletter 9(1)

opinião(23)

orçamento do estado(1)

partido socialista(2)

política(27)

presidenciais 2011(2)

programa eleitoral(3)

ps(12)

ps amadora(7)

regionalização(2)

requalificação urbana(5)

resultados(2)

smas(2)

social(4)

sócrates 2011(2)

sondagens(11)

tempo antena(3)

tgv(2)

transportes(3)

todas as tags

ESTATUTO EDITORIAL
O BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS” PRETENDE SER UM ESPAÇO DE LIVRE OPINIÃO, CRITICO, DE PENSAMENTO E DE DIVULGAÇÃO, NORTEANDO-SE PELO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, CIMENTO IDENTITÁRIO DO PARTIDO SOCIALISTA. O SEU CORPO REDACTORIAL INTEGRA MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA DA AMADORA E MEMBROS DA SUA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA. PRETENDEMOS DIVULGAR PENSAMENTO, CRITICA, REFLEXÃO, INFORMAÇÃO, OPINIÃO SOBRE TEMAS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS. CONVIDAREMOS, SEMPRE QUE O ACHARMOS OPORTUNO E AJUSTADO, MILITANTES, OU NÃO, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DEBATE QUE ESTIVERMOS A TRAVAR. OS TEXTOS SERÃO, SEMPRE, ASSINADOS PELOS SEUS AUTORES. OS COMENTÁRIOS SERÃO POSSÍVEIS, E BEM VINDOS, MAS OBEDECERÃO A ALGUNS CRITÉRIOS: 1- OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS NUNCA PODERÃO SER ANÓNIMOS; 2- NOS SEUS COMENTÁRIOS NÃO PODERÃO NUNCA UTILIZAR LINGUAGEM OBSCENA, OFENSIVA OU INSULTUOSA; 3- O CONTRADITÓRIO É ACEITÁVEL E DESEJÁVEL; 4- OS COMENTADORES NÃO PODERÃO, INSISTENTEMENTE, REPETIR ARGUMENTOS, OPINIÕES E CRITICAS; 5- OS RESPONSÁVEIS DO BLOGUE COLOCARÃO, SEMPRE, EM ESPERA OS COMENTÁRIOS AOS POSTES, PARA UMA “LEITURA” PRÉVIA, ANTES DE SEREM COLOCADOS ON-LINE; 6- SÓ SERÃO CONSIDERADOS OS COMENTÁRIOS QUE, DIRECTAMENTE, ESTIVEREM RELACIONADOS COM O POSTE PUBLICADO. SEMPRE QUE ALGUM COMENTÁRIO SEJA OBJECTO DE RESPOSTA, SÊ-LO-Á FEITO PELO AUTOR DO POSTE VISADO, SALVO SE A REDACÇÃO DO BLOGUE ENTENDER DE MODO DIVERSO. A REDACÇÃO DO BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS”
O NOSSO E-MAIL
p.socialistadaamadora@gmail.com