Segunda-feira, 8 de Junho de 2009

 

INTERVENÇÃO
Deputado: João Serrano
Projeto de resolução 469/X-4.ª – propõe a imediata suspensão da construção do novo Museu dos Coches e a abertura de um processo de discussão pública.
04-06-2009
 
         Senhor Presidente
        Senhoras e Senhores Deputados
 
A questão que nos é colocada neste debate é se existe ou não uma estratégia de requalificação, modernização ou melhoria dos serviços e museus sob a tutela do Ministério da Cultura.
Para respondermos, três questões nos são colocadas:
Primeira questão: faz sentido a desocupação dos serviços do IGESPAR que se encontram nas antigas oficinas gerais do exército e a sua transferência para o Palácio da Ajuda e para a Cordoaria Nacional?
 
A resposta é clara. Faz todo o sentido a transferência destes serviços porque se encontram num espaço degradado que põe em causa a preservação do espólio arquitetónico e patrimonial existente e porque no torreão ocidental da Cordoaria Nacional terão as desejáveis condições de trabalho e de salvaguarda do património existente. Como faz todo o sentido, ter-se retirado o arquivo histórico de arqueologia que estava disperso e em situação de total precariedade e transferi-lo para Palácio da Ajuda, respeitando todas as técnicas arquivísticas modernas, que permitirá a sua concentração, reorganização e digitalização. 
 
Segunda questão: faz sentido a transferência do Museu Nacional de Arqueologia para o espaço da Cordoaria Nacional?
 
A resposta também aqui é positiva.
 
Trata-se de uma solução com mais de cinquenta anos, que vem dar resposta a um espaço de exposição já exíguo de cerca de 2000m2, afastada a hipótese de ampliação do atual espaço face ao parecer negativo do conselho consultivo do ex IPAAR, com fundamento na perda do estatuto de património mundial que goza o Mosteiro dos Jerónimos.
 
No entanto, esta transferência deve respeitar os mais rigorosos critérios técnicos/urbanísticos de salvaguarda de um espólio de incalculável valor patrimonial e que permitirá triplicar o espaço de exposição que passará a ser de cerca de 8000m2.
 
Finalmente, terceira questão: faz sentido a construção do novo museu dos coches no espaço das antigas oficinas do exército? Faz todo o sentido, numa perspetiva de valorização turística e cultural de Lisboa e de Portugal.
 
Faz todo o sentido, porque permitirá erguer um projeto de arquitetura, feito pelo prestigiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha - um dos três arquitetos do espaço lusófono, que ganharam o mais importante premio arquitetura mundial – o premio Pritzker - e permitirá a regeneração urbana da zona de Belém, ate agora murada, abrindo amplos espaços públicos no eixo oeste-este (Belém- CCB- cordoaria) e o eixo norte/sul (calçada da ajuda, rua da junqueira), criando uma praça pública de mais de 8000m2 e espaços para exposições itinerantes.
 
Faz todo o sentido, porque se perspetiva aumentar o número de visitantes do Museu para cerca de 1 milhão de visitantes ano, que representa um significativo aumento, face ao número atual que é de 250 mil visitantes ano, que coloca o museu dos coches como o mais visitado do País, tanto por portugueses como por estrangeiros;
Faz todo o sentido porque permitirá aumentar significativamente o espaço disponível para exposição ( passando dos atuais 1700m2 para 4320m2), criando um novo espaço museológico., moderno, adotando as mais recentes técnicas museológicas como o multimédia
Faz todo o sentido, porque permitirá juntar num só espaço mais de 70 coches, que se encontram dispersos, muitos deles nunca vistos por muitos portugueses, e porque vai valorizar a mais completa e importante coleção de viaturas de gala dos séculos XVII(17), XVIII(18) e XIX (19) existentes no mundo.
Estamos pois perante uma requalificação urbanística e arquitetónica da cidade de Lisboa e uma profunda valorização do nosso património cultural, numa perspetiva turística e cultural que muito beneficiará o nosso País.


publicado por r às 15:32 | link do post | comentar

1 comentário:
De weber a 8 de Junho de 2009 às 17:43
Parabéns ao João Serrano, pela temática que escolheu para intervir e pela qualidade da intervenção.
Parabèns também ao Ministro da Cultura e da Defesa (creio eu) e ao Presidente da Câmara de Lisboa, que se articularam, para viabilizarem obras com designio nacional e até internacional (o duplo acervo dos Coches e da Arqueologia).
J.A.


Comentar post

LINKS
POST'S RECENTES

AGRADECIMENTO E RESULTADO...

OBRIGADA PELA CONFIANÇA!

AMADORA: O NOSSO COMPROMI...

BALANÇO AUTÁRQUICO, EM RE...

ACREDITAMOS NO FUTURO

FELIZ NATAL E BOM ANO NOV...

REPORTAGEM SIC - PROGRAMA...

PS AMADORA - LISTAS 2012

EXEMPLO DE BOA GESTÃO!!

“Anuário Financeiro dos M...

ARQUIVO
ETIQUETAS

25 abril(2)

acessibilidades(1)

acordo troika(1)

amadora(15)

ambiente(13)

apresentação candidatura(2)

autárquicas 2009(13)

autárquicas 2013(3)

balança tecnológica(1)

balanço 2005 - 2009(1)

biblioteca(1)

candidatos(2)

candidatura faul(1)

carla tavares(8)

carla tavares 2013(4)

casamento homossexual(1)

comício(4)

comissão politica(1)

compromisso(1)

comunicação social(1)

concelhia(1)

conferências(1)

congresso faul(1)

congresso nacional(7)

convenção autárquica(3)

cril(2)

cultura(2)

debate parlamentar(3)

defender portugal(2)

demolições(1)

discurso(2)

editorial(1)

educação(7)

eleições(6)

eleições europeias(7)

eleições legislativas 2011(5)

empreendedorismo(3)

emprego(3)

entrevista(3)

equipa municipal(1)

equipamentos(1)

europeias(3)

faul(4)

feliz natal(1)

festa jovem(1)

finanças(1)

formação(3)

fórum(1)

fotos(1)

freguesias(1)

gestão(1)

governo(1)

homenagem(1)

homenagem militantes(1)

integração social(1)

internacional(1)

jantar candidatura(1)

joaquim raposo(6)

joaquim raposo 2010(3)

josé sócrates(3)

juventude(1)

legislativas 2009(3)

lei financiamento partidos(1)

listas(2)

listas 2012(1)

manifesto eleitoral(1)

manuel alegre(1)

marca ps(3)

mensagem(1)

metro(1)

moção(1)

moções(1)

newsletter(1)

newsletter 11(1)

newsletter 12(1)

newsletter 2(1)

newsletter 3(1)

newsletter 4(1)

newsletter 5(1)

newsletter 6(1)

newsletter 8(1)

newsletter 9(1)

opinião(23)

orçamento do estado(1)

partido socialista(2)

política(27)

presidenciais 2011(2)

programa eleitoral(3)

ps(12)

ps amadora(7)

regionalização(2)

requalificação urbana(5)

resultados(2)

smas(2)

social(4)

sócrates 2011(2)

sondagens(11)

tempo antena(3)

tgv(2)

transportes(3)

todas as tags

ESTATUTO EDITORIAL
O BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS” PRETENDE SER UM ESPAÇO DE LIVRE OPINIÃO, CRITICO, DE PENSAMENTO E DE DIVULGAÇÃO, NORTEANDO-SE PELO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, CIMENTO IDENTITÁRIO DO PARTIDO SOCIALISTA. O SEU CORPO REDACTORIAL INTEGRA MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA DA AMADORA E MEMBROS DA SUA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA. PRETENDEMOS DIVULGAR PENSAMENTO, CRITICA, REFLEXÃO, INFORMAÇÃO, OPINIÃO SOBRE TEMAS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS. CONVIDAREMOS, SEMPRE QUE O ACHARMOS OPORTUNO E AJUSTADO, MILITANTES, OU NÃO, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DEBATE QUE ESTIVERMOS A TRAVAR. OS TEXTOS SERÃO, SEMPRE, ASSINADOS PELOS SEUS AUTORES. OS COMENTÁRIOS SERÃO POSSÍVEIS, E BEM VINDOS, MAS OBEDECERÃO A ALGUNS CRITÉRIOS: 1- OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS NUNCA PODERÃO SER ANÓNIMOS; 2- NOS SEUS COMENTÁRIOS NÃO PODERÃO NUNCA UTILIZAR LINGUAGEM OBSCENA, OFENSIVA OU INSULTUOSA; 3- O CONTRADITÓRIO É ACEITÁVEL E DESEJÁVEL; 4- OS COMENTADORES NÃO PODERÃO, INSISTENTEMENTE, REPETIR ARGUMENTOS, OPINIÕES E CRITICAS; 5- OS RESPONSÁVEIS DO BLOGUE COLOCARÃO, SEMPRE, EM ESPERA OS COMENTÁRIOS AOS POSTES, PARA UMA “LEITURA” PRÉVIA, ANTES DE SEREM COLOCADOS ON-LINE; 6- SÓ SERÃO CONSIDERADOS OS COMENTÁRIOS QUE, DIRECTAMENTE, ESTIVEREM RELACIONADOS COM O POSTE PUBLICADO. SEMPRE QUE ALGUM COMENTÁRIO SEJA OBJECTO DE RESPOSTA, SÊ-LO-Á FEITO PELO AUTOR DO POSTE VISADO, SALVO SE A REDACÇÃO DO BLOGUE ENTENDER DE MODO DIVERSO. A REDACÇÃO DO BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS”
O NOSSO E-MAIL
p.socialistadaamadora@gmail.com