Sexta-feira, 21 de Novembro de 2008

                                                      

Parece-vos estranha a sequência? Não será assim um tanto desconcertante ver estas personagens, aos pares, juntas?

Não me parece. No entanto, tal carece de demonstração.

Vamos então fazer um esforço, de modo a descodificar o que, só aparentemente - nos pode desconcertar.

 

É quase óbvio, que, sem Karl Heinrich Marx, nascido a 5 de Maio de 1818, na vila de Trévéris e falecido em Londres, a 14 de Março de 1883, não teria havido Lenin ou seja Vladimir Ilitch Ulianov, nascido em Simbirsk, a 21 de Abril de 1870 e morre em Gorki, nos arrabaldes de Moscovo, a 21 de Janeiro de 1924. Toda a teoria e praxis política de Lenine (este sobrenome é tomado do rio Lena, que banha a cidade de Pedro o "Grande", S.Petersburgo), as teorias sobre o Estado, sobre o papel da classe operária e, sobretudo, a teoria da insurreição, da tomada do poder e, posteriormente, sobre o estado proletário - decorre em linha direita das teorias marxianas.Já a teoria e a prática das alianças de classe, camponesa e operária e, em circunstâncias singulares, com a pequena burguesia - é um momento inovador nas teorias, aqui sim, ditas marxistas!

E, obviamente, que o Pai dos Povos, Jossip Vossarianovitch Dhugueshvili, nascido na Geórgia, em Tibilis, dito Estaline (feito de aço!) não se pode explicar, o seu papel na história poderia ter sido irrelevante - se não tivesse havido o tal Lenine. Segue-se o homem das Frentes Populares, do entrismo nos Sindicatos (quaisquer, que eles fossem) e, depois, "explicador" do pacto germano-soviético, que antecedeu a invasão da URSS durante a segunda guerra mundial, Gueórgui Nikhailov Dimitrov, nascido em 18 de Junho de 1882 e falecido a 2 de Julho de 1949, em Kavachavtsi, na província de Pemik na Bulgária.

Chegados aqui, e sabendo que os comunistas cultuaram, sempre, o internacionalismo proletário e, em determinados momentos (no período de governo de Estaline na URSS, por exemplo) tiveram um "centro", que irradiava "ordens", "normas", "directivas" e "regulamentos" para TODOS os Partidos Comunistas à face da Terra, percebemos a linha directa, que vai de Marx a Jerónimo de Sousa, o SG do PCP e a Mário Nogueira, o Presidente da FENPROP!

Ontem, o Governo do Partido Socialista e Ministra da Educação deram uma lição de democracia e de humildade política e democrática. Porquê, perguntarão vocês? Por que sim. Mas este sim merece alguma explicação.

Em poste recente, ligávamos Carlos V à crise na escola pública. Agora pretendo enlaçar, numa cadeia um pouco excêntrica, personagens e acontecimentos.

Maria de Lurdes Rodrigues veio ontem, à Televisão sugerir a Paz aos Sindicatos e a todos os actores do processo educativo e, em particular, aos Professores.

Fez bem.

Agora, como irão reagir os marxistas da FENPROF? Deram já um sinal de intransigência não aceitando as sugestões da Ministra. No entanto sabemos como eles são rígidos na estratégia e flexíveis na táctica...

Vamos estar atentos, mas estas marxistas da actualidade, acolitados ao SG Jerónimo de Sousa, não raras vezes se colocam "fora" do sistema. Pretendem escanhoá-lo até ao osso, para nas cinzas fumegantes da democracia - construírem um nova utopia "socialista".

È necessário, neste momento, essa é a minha opinião, apoiar a Ministra, de modo a dar-lhe a máxima força, de modo a poder enfrentar as negociações violentíssimas que vão decorrer com a plataforma sindical, estimulada pelo PCP e pelo seu SG, Jerónimo de Sousa, herdeiro legítimo de Marx, Lenine, Estaline e Dimitrov

 

J.Albergaria

 



publicado por weber às 08:20 | link do post | comentar

ACREDITAMOS NO FUTURO
História do PS
RECEBA NOTIFICAÇÃO DE POST´S E A NEWSLETTER - REGISTE-SE

COLOQUE AQUI O SEU ENDEREÇO DE EMAIL:

Delivered by FeedBurner

LINKS
POST'S RECENTES

AGRADECIMENTO E RESULTADO...

OBRIGADA PELA CONFIANÇA!

AMADORA: O NOSSO COMPROMI...

BALANÇO AUTÁRQUICO, EM RE...

ACREDITAMOS NO FUTURO

FELIZ NATAL E BOM ANO NOV...

REPORTAGEM SIC - PROGRAMA...

PS AMADORA - LISTAS 2012

EXEMPLO DE BOA GESTÃO!!

“Anuário Financeiro dos M...

ARQUIVO
ETIQUETAS

25 abril(2)

acessibilidades(1)

acordo troika(1)

amadora(15)

ambiente(13)

apresentação candidatura(2)

autárquicas 2009(13)

autárquicas 2013(3)

balança tecnológica(1)

balanço 2005 - 2009(1)

biblioteca(1)

candidatos(2)

candidatura faul(1)

carla tavares(8)

carla tavares 2013(4)

casamento homossexual(1)

comício(4)

comissão politica(1)

compromisso(1)

comunicação social(1)

concelhia(1)

conferências(1)

congresso faul(1)

congresso nacional(7)

convenção autárquica(3)

cril(2)

cultura(2)

debate parlamentar(3)

defender portugal(2)

demolições(1)

discurso(2)

editorial(1)

educação(7)

eleições(6)

eleições europeias(7)

eleições legislativas 2011(5)

empreendedorismo(3)

emprego(3)

entrevista(3)

equipa municipal(1)

equipamentos(1)

europeias(3)

faul(4)

feliz natal(1)

festa jovem(1)

finanças(1)

formação(3)

fórum(1)

fotos(1)

freguesias(1)

gestão(1)

governo(1)

homenagem(1)

homenagem militantes(1)

integração social(1)

internacional(1)

jantar candidatura(1)

joaquim raposo(6)

joaquim raposo 2010(3)

josé sócrates(3)

juventude(1)

legislativas 2009(3)

lei financiamento partidos(1)

listas(2)

listas 2012(1)

manifesto eleitoral(1)

manuel alegre(1)

marca ps(3)

mensagem(1)

metro(1)

moção(1)

moções(1)

newsletter(1)

newsletter 11(1)

newsletter 12(1)

newsletter 2(1)

newsletter 3(1)

newsletter 4(1)

newsletter 5(1)

newsletter 6(1)

newsletter 8(1)

newsletter 9(1)

opinião(23)

orçamento do estado(1)

partido socialista(2)

política(27)

presidenciais 2011(2)

programa eleitoral(3)

ps(12)

ps amadora(7)

regionalização(2)

requalificação urbana(5)

resultados(2)

smas(2)

social(4)

sócrates 2011(2)

sondagens(11)

tempo antena(3)

tgv(2)

transportes(3)

todas as tags

ESTATUTO EDITORIAL
O BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS” PRETENDE SER UM ESPAÇO DE LIVRE OPINIÃO, CRITICO, DE PENSAMENTO E DE DIVULGAÇÃO, NORTEANDO-SE PELO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO, CIMENTO IDENTITÁRIO DO PARTIDO SOCIALISTA. O SEU CORPO REDACTORIAL INTEGRA MILITANTES DO PARTIDO SOCIALISTA DA AMADORA E MEMBROS DA SUA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA. PRETENDEMOS DIVULGAR PENSAMENTO, CRITICA, REFLEXÃO, INFORMAÇÃO, OPINIÃO SOBRE TEMAS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS. CONVIDAREMOS, SEMPRE QUE O ACHARMOS OPORTUNO E AJUSTADO, MILITANTES, OU NÃO, QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O DEBATE QUE ESTIVERMOS A TRAVAR. OS TEXTOS SERÃO, SEMPRE, ASSINADOS PELOS SEUS AUTORES. OS COMENTÁRIOS SERÃO POSSÍVEIS, E BEM VINDOS, MAS OBEDECERÃO A ALGUNS CRITÉRIOS: 1- OS AUTORES DOS COMENTÁRIOS NUNCA PODERÃO SER ANÓNIMOS; 2- NOS SEUS COMENTÁRIOS NÃO PODERÃO NUNCA UTILIZAR LINGUAGEM OBSCENA, OFENSIVA OU INSULTUOSA; 3- O CONTRADITÓRIO É ACEITÁVEL E DESEJÁVEL; 4- OS COMENTADORES NÃO PODERÃO, INSISTENTEMENTE, REPETIR ARGUMENTOS, OPINIÕES E CRITICAS; 5- OS RESPONSÁVEIS DO BLOGUE COLOCARÃO, SEMPRE, EM ESPERA OS COMENTÁRIOS AOS POSTES, PARA UMA “LEITURA” PRÉVIA, ANTES DE SEREM COLOCADOS ON-LINE; 6- SÓ SERÃO CONSIDERADOS OS COMENTÁRIOS QUE, DIRECTAMENTE, ESTIVEREM RELACIONADOS COM O POSTE PUBLICADO. SEMPRE QUE ALGUM COMENTÁRIO SEJA OBJECTO DE RESPOSTA, SÊ-LO-Á FEITO PELO AUTOR DO POSTE VISADO, SALVO SE A REDACÇÃO DO BLOGUE ENTENDER DE MODO DIVERSO. A REDACÇÃO DO BLOGUE “O MELHOR DA AMADORA SÃO SEMPRE AS PESSOAS”
O NOSSO E-MAIL
p.socialistadaamadora@gmail.com