Ontem realizamos a reunião da Comissão Política da Amadora.
Tivemos algumas ausências, mas a sala estava composta.
A nossa Presidente, a camarada Carla Tavares, forneceu uma soma de informações sobre o modo e o tempo em que nos empenhamos na campanha ainda em curso para as Europeias.
Havendo um optimismo mitigado, temos de assegurar que o Partido, a sua expressão órganica na Amadora estará á altura dos seus pergaminhos, das suas responsabilidades nesta campanha para a Europa e as que aí vêm: legislativas e as autárquicas, a ocorrer a 11 de Outubro.
A camarada Carla Tavares deu informação bastante, para os camaradas coordenadores das Secções, no que concerne às datas a respeitar para a realização das Assembleias de militantes, de modo a podermos ter os processos burocráticos das candidaturas, prontos a serem entregues no Tribunal da Comarca da Amadora até 31 de Julho de 2009.
O camarada Joaquim Raposo, fez uma intervenção, apelando a um esforço de mobilização para as acções que faltam cumprir ainda nesta batalha eleitoral para a Europa, destacando, naturalmente, o Comício de dia 5 de Junho de 2009.
Falou também das outras eleições, legislativas e autárquicas e enfatizou a importância de TODAS.
Sobre as autárquicas sublinhou a necessidade de se respeitar, escrupulosamente o calendário fornecido pela camarada Carla Tavares.
No que concerne à situação politica, a camarada Presidente da Comissão Concelhia, Carla Tavares, sublinhou TODA a actividade que temos vindo a desenvolver no plano municipal (obras a concluir, já iniciadas e a iniciar) e algumas politicas sociais do Governo, salientando o NOVO PROGRAMA, "Emprego MAIS", que pode vir a introduzir uma dinâmica nova e substantiva de reinserção social consistente.
Houve um debate interessante em torno destas questões, com intervenções de vários camaradas.
Entretanto, o camarada Ramos Preto, usou da palavra para a dedicar à Europa, como comunidade de nações e projecto politico de maior alcance.
Sublinhou o camarada:
"A Europa tem sido uma ideia fascinante de Paz, Estabilidade e Justiça Social. Depois de décadas de instáveis sistemas políticos e de duas guerras mundiais foi criada a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). A ideia da Paz através da integração politica tornou-se uma realidade."
Continuou, o camarada:
"Somos actualmente 550 milhões de europeus associados na U.E. (...) Desde o Plano Schumann (um dos pais fundadores da ideia europeia) de 1950-o principio do processo de integração- até ao Tratado de Roma de 1958, no qual se inscreve a primeira pedra do mercado único, e eventualmente na futura moeda única, ou «A comunidade monetária não-agressiva», atingiu um tal grau de integração que, se pensarmos e pararmos por um instante, é verdadeiramente impressionante. A criação do Dólar implicou, por si só, uma Guerra Civil, nos E.E.U.U."
Destacou ainda o camarada Ramos Preto:
"De 1958 a 2009, passámos de seis países membros aos 27 actuais, em 2009. (...) Os principais valores enformadores da U.E., atingem hoje um território imenso, no hemisfério norte, com uma população a rondar os 600 milhões de habitantes e destacam-se pela sua importância:
PAZ
LIBERDADE
DEMOCRACIA
PROSPERIDADE
DESENVOLVIMENTO SOCIAL."
Este camarada referiu outros aspectos da maior importância, mas sublinhou, no final, um aspecto, que me parece de todo curial.
As eleições de 7 de Junho vão colocar frente a frente, gente, como nós, socialistas e europeus, que defendemos um modelo social, o desenvolvimento sustentável e gente como o PSD, responsável pela desregulação, pelas politicas inventadas pela senhora Tatcher e Reagan, que levaram a esta obscena crise (quase colapso) do sistema financeiro, com a crise económica e social de efeitos devastadores, associadas àquela.
A pergunta que se pode deixar:-Se não tivéssemos a União Europeia, como teríamos respondido a esta crise?
A história não é feita de "Se's", mas de factos.
Mas, ele há perguntas que, por vezes, é bom fazer.
Depois desta intervenção, ainda houve alguns camaradas a intervirem e a colocarem questões de interesse.
Entendendo, que tínhamos esgotado a O.T., a camarada Carla Tavares apelou a uma forte e impressiva participação dos camaradas no Comício de encerramento para as eleições europeias, no próximo dia 5 de Junho, sexta-feira, na FIL à Junqueira.
J.A.
PS
JOAQUIM RAPOSO 2010 - UM PARTIDO COM MEMÓRIA, UM PROJECTO PARA O FUTURO
ACREDITO NO FUTURO - JOAQUIM RAPOSO 2009
IUSY - Internacional Socialista Jovem
Socialistas no Comité das Regiões
ECOSY - Juventude Socialista Europeia
Departamento Nacional Mulheres socialistas
AMADORA
JUNTAS FREGUESIA AMADORA
INSTITUCIONAIS EUROPA
INSTITUCIONAIS PORTUGAL
ESTATUTOS PS
FICHA ADESÃO PS
BLOGUES AMADORA
25 abril(2)
amadora(15)
ambiente(13)
autárquicas 2009(13)
biblioteca(1)
candidatos(2)
comício(4)
compromisso(1)
concelhia(1)
conferências(1)
cril(2)
cultura(2)
demolições(1)
discurso(2)
editorial(1)
educação(7)
eleições(6)
emprego(3)
entrevista(3)
equipamentos(1)
europeias(3)
faul(4)
feliz natal(1)
festa jovem(1)
finanças(1)
formação(3)
fórum(1)
fotos(1)
freguesias(1)
gestão(1)
governo(1)
homenagem(1)
juventude(1)
listas(2)
listas 2012(1)
marca ps(3)
mensagem(1)
metro(1)
moção(1)
moções(1)
newsletter(1)
newsletter 2(1)
newsletter 3(1)
newsletter 4(1)
newsletter 5(1)
newsletter 6(1)
newsletter 8(1)
newsletter 9(1)
opinião(23)
política(27)
ps(12)
ps amadora(7)
resultados(2)
smas(2)
social(4)
sondagens(11)
tempo antena(3)
tgv(2)
transportes(3)